Contabilidade Digital no Mato Grosso do Sul

Como definir indicadores de desempenho para o seu negócio

Como definir indicadores de desempenho para o seu negócio
Como definir indicadores de desempenho para o seu negócio

KPIs, ou Indicadores de Desempenho, são cálculos simples ou complexos, feitos perante os dados coletados com o funcionamento da empresa. Como resultado de tais cálculos, pessoas gestoras podem tomar melhores decisões com relação ao negócio. Mas, como definir indicadores de desempenho?

No presente artigo a DadT vai procurar explicar melhor por meio de 5 dicas para a definição de KPIs. Tendo em vista que a temática pode ser exaustiva e complexa, não hesite em acessar os canais de comunicação da empresa para sanar possíveis dúvidas.

Confira essas 5 dicas e saiba como definir indicadores de desempenho

KPIs ou Indicadores de Performance são maneiras objetivas de entender melhor o contexto das empresas. É algo semelhante a um exame de sangue, uma prova material de que os sintomas vistos no corpo vêm de algo possível de ser contabilizado e classificado.

Identificar e definir os KPIs corretos depende de alguns fatores. Entenda abaixo como definir indicadores de desempenho:

  1. Possibilidade de Mensuração: Algo que é essencial para o bom desempenho do KPI é que ele seja capaz de mensurar claramente uma informação. De forma geral, tudo pode ser mensurado, desde que seja quebrado em dados específicos menores. O interesse do público sobre um dado produto pode ser encontrado por meio das interações em redes sociais, cruzadas com a taxa de vendas online e assim por diante. Estudar bem se uma informação é em fato passível de ser encontrada por meio de um indicador de desempenho, e como chegar em tal dado é o primeiro passo.
  1. Simplicidade e praticidade: Seguindo o ponto anterior, Simplicidade e Praticidade é um argumento pelo foco e o acompanhamento aproximado de fatores específicos. Tirando o olho do aspecto geral, o KPI é capaz de encontrar dados mais precisos e realmente aplicáveis à realidade da marca;
  1. Adequação à sua realidade: A empresa, o mercado onde ela está inserida e seu desenvolvimento devem ser levados em consideração para escolher os indicadores de desempenho. Para que estes estejam alinhados com os dados que realmente estão disponíveis;
  1. Associação à estratégia: A estratégia deve estar a par dos dados coletados, sendo parte dos passos estratégicos uma revisão das informações, interpretação das mesmas e foco na produção de resultados e novos impactos no desempenho;
  1. Documentação e flexibilidade: Por fim, é importante documentar todos os resultados de uma forma precisa e clara. Com base nesses dados, retornar à estratégia, atualizar e ser flexível com os indicadores de desempenho coletados.

Cada empresa exige uma atenção especial à definição dos indicadores de desempenho que acompanham na rotina do negócio, e é importante flexibilizar tal definição sempre que necessário. Para melhor afinar a forma como define seus indicadores de desempenho, converse com a DadT.

DadT Contabilidade Consultiva Digital

Fundada em 2014, a DadT Contabilidade possui como propósito principal a criação de valor para clientes e parceiros. Converse com a equipe especializada DadT a fim de compreender melhor como ela pode auxiliar o seu negócio na definição de indicadores de desempenho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *