Contabilidade Digital no Mato Grosso do Sul

Quais são os impostos: produtor rural

Entender mais detalhes sobre a temática dos impostos produtor rural é essencial para a manutenção da legalidade do negócio perante o Estado.

Os impostos produtor rural podem confundir um pouco as pessoas contribuintes. Complexo no que diz respeito à tributação, o setor rural tem não somente uma série de impostos obrigatórios. Por exemplo, há também regimes tributários diferentes que vêm a impactar nas alíquotas dos impostos citados.

Por isso, navegar por esse tema sem assessoria não somente pode ser difícil como também causar prejuízos. Afinal, o atraso de pagamentos vem a gerar multas e juros em muitos dos casos. Por isso, entenda mais detalhes sobre os impostos produtor rural neste artigo DadT e evite problemas com o Fisco.

Impostos Produtor Rural: veja exemplos

Alguns dos principais impostos produtor rural seriam:

  • ICMS: O Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços não afeta somente o produtor rural, mas qualquer pessoa física ou jurídica que movimente produtos. Contando com benefícios fiscais, o produtor rural pode ter reduções de alíquotas a depender do item comercializado, valendo consultar especialistas contábeis a fim de saber qual a alíquota correta em dado cenário.
  • IRPF ou IRPJ: O Imposto de Renda que incide sobre o lucro obtido com a atividade rural pode ser tanto da pessoa física, caso o produtor rural não deseje abrir um CNPJ, e caso contrário, de Pessoa Jurídica. Vale lembrar que no caso da pessoa física, a alíquota única sobre o faturamento bruto da atividade é 20%, enquanto da pessoa jurídica, o imposto produtor rural incide sobre o lucro obtido, e a alíquota dependerá do regime tributário e da natureza do negócio.
  • Funrural: Semelhante ao INSS, o Funrural é o Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural, uma contribuição previdenciária que garante a aposentadoria rural. Os valores arrecadados são destinados também ao Senar, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.
  • ITR: Por fim, o ITR que é o Imposto sobre Propriedade Rural, que seria semelhante ao IPTU pago nas regiões urbanas. Esse tipo de imposto varia de acordo com o tamanho da propriedade, assim como, sua área produtiva. Quanto maior a utilização da terra, menor é a alíquota do imposto pago. Essa é uma maneira que o Estado tem de estimular o uso de território e fomentar a economia. 

Converse com a DadT e entenda mais sobre o tema

A depender do regime tributário, os impostos produtor rural podem ter algumas flutuações. A exemplo do Simples Nacional, que recolhe os tributos de IRPJ, CSLL, Cofins, Pis/Pasep e ICMS com alíquotas especiais, e tudo por meio de uma guia única.

Contudo, algo muito diferente do processo de recolhimento de tributos no Lucro Real e no Lucro Presumido, que exigem um controle contábil específico e atenção no cálculo de todos os tributos.

Por isso, para garantir o pagamento dos impostos devidos ao Fisco, é recomendado que produtores rurais tenham consigo uma assessoria contábil especializada, preferencialmente dotada de experiência na área rural. 

Convide agora mesmo especialistas da DadT Contabilidade Consultiva e entre em contato com soluções tecnológicas adaptadas à sua realidade. Tire suas dúvidas e garanta a melhor assessoria para produtores rurais do mercado.

Não hesite em conferir também o blog da marca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *