Estar em dia com as obrigações fiscais e tributárias é um ponto extremamente importante para qualquer indivíduo que possui um negócio. Isso não seria diferente para o produtor rural e uma das obrigações de quem realiza atividades agropecuárias é o envio do Livro Caixa Digital do Produtor Rural (LCDPR).
Continue lendo este artigo para entender o que é o LCDPR, qual o objetivo, como fazer o envio e muito mais!
O que é o Livro Caixa Digital do Produtor Rural?
O Livro Caixa Digital do Produtor Rural é um documento de escrituração digital criado pelo governo visando fornecer ao fisco informações referente às movimentações financeiras da atividade rural dos contribuintes.
Confira também:
Como fazer a declaração do Livro Caixa Digital?
A declaração do Livro Caixa Digital do Produtor Rural deve ser feita apenas por meio digital e deve ser apurada mediante a escrituração que abrange as receitas, despesas de custeio, investimentos e outros valores que fazem parte da atividade desenvolvida pelo produtor rural.
Dentro das informações necessárias para o Livro Caixa do Produtor Rural, é preciso fazer o lançamento das informações do produtor e do imóvel explorado para as atividades rurais, assim como as receitas oriundas destas atividades.
Deve ser lançado:
- Tipo de lançamento;
- Número do documento correspondente;
- Data;
- Valor;
- Número do contrato.
Além dessas informações, também é essencial que estejam lançados todos os investimentos da atividade rural e despesas referentes ao custeio agrícola. Ou seja, isso quer dizer que qualquer tipo de informação referente à atividade rural realizada precisa ser lançado no livro, exceto os dados referentes aos prejuízos acumulados.
Você também pode conferir o Manual de Preenchimento do LCDPR oferecido pelo governo.
É obrigatório fazer o Livro Caixa Digital do Produtor Rural?
O LCDPR é um documento realizado anualmente pelos produtores rurais de forma voluntária ou obrigatória.
A entrega é obrigatória para todos os produtores que obtiveram uma receita bruta igual ou superior a R$4,8 milhões. Por outro lado, os produtores que tiveram uma receita inferior, podem apresentar de forma voluntária, mas ao apresentar uma vez ficará obrigado a fazer todos os anos.
Quais informações preciso apresentar?
É necessário apresentar informações sobre os responsáveis da propriedade explorada e os cadastros do imóvel. Além disso, os dados referentes às atividades agrícolas também devem ser lançados.
Para apresentar as informações, é necessário preencher o registro Q100 e o registro Q200. Veja o que é necessário para cada registro:
Registro Q100
- Receita da atividade rural;
- Despesas com custeios e investimentos;
- Receita de produtos entregues no ano;
- CPF e CNPJ rural;
- Notas fiscais;
- Faturas, recibos e contratos;
- Folha de pagamentos.
Registro Q200:
- Mês e ano da entrada ou saída dos recursos;
- Valor total mensal da entrada de recursos;
- Valor total mensal da saída de recursos;
- Saldo final do mês;
- Natureza do saldo final (independentemente se ele é positivo ou negativo).
Agora que você já sabe quais informações e como fazer a declaração do LCDPR, se atente aos prazos e mantenha-se em dia com as obrigações fiscais.
E se você ficou com alguma dúvida referente a esse conteúdo, entre em contato conosco e conte com os serviços contáveis de quem sabe o que está fazendo.