Contabilidade Digital no Mato Grosso do Sul

O que é capital de giro?

homem verificando o capital de giro

Capital de Giro não se confunde com os recursos disponíveis em caixa, já que ele é o resultado desses valores subtraídos das despesas e contas a pagar. Capital de giro é o valor necessário para manter uma empresa operante. Dessa forma, esse montante é visto como um valor estratégico, que pode ser aplicado e investido quando se percebe que ele não precisará ser usado no curto ou longo prazo, mas que precisa ser líquido o suficiente para atender às demandas da marca e manter seu funcionamento pleno.

Alguns pontos são importantes para melhor entender o que é capital de giro e como melhor trabalhar o uso desse valor. Conceitos como liquidez, retorno de investimento e alguns outros elementos devem ser abordados, e é isso que faremos logo abaixo.


O que é capital de giro e como melhor utilizá-lo

Como falamos, capital de giro é o montante de recursos financeiros necessários para manter uma empresa funcionando regularmente. O período que o Capital de Giro cobre, pode ser tanto curto, algo como 1 mês ou 1 trimestre, ou mesmo períodos mais longos, como um semestre ou até um ano.

Esse capital é uma parte do investimento total disponível à empresa, que fica reservado especificamente para o pagamento de custos e despesas ao longo do tempo, e deve ser determinado com exatidão no planejamento financeiro da marca.

Diretamente ligado ao fluxo de caixa, realizar o acompanhamento desse indicador da empresa é importante para entender se a empresa tem alguma espécie de risco no horizonte ou não. É por meio do acompanhamento do fluxo de caixa que se tem uma noção clara das entradas e saídas, assim como projeções a respeito do futuro próximo da marca.


E por que a liquidez importa tanto?

Bons investimentos são aqueles capazes de gerar passivos, e exatamente por isso o montante separado para o capital de giro, ainda mais quando se agrega um alto valor, costuma ficar investido num fundo de investimento que renda algum tipo de retorno.

O ponto a se ter atenção aqui é que esse investimento deve ter uma alta liquidez, para que o capital de giro sirva o seu propósito e possa ser retirado do fundo com celeridade, atendendo às demandas da empresa e garantindo sua sobrevivência sem maiores problemas.

A liquidez de qualquer investimento temporário feito com o capital de giro deve ser altíssima, se possível, o saque deve ser passível de ser feito instantaneamente quando necessário.


Escolhendo o melhor investimento para o capital de giro

Agora você já sabe o que é o capital de giro, assim como tem uma certa ideia do que fazer com o valor enquanto ele não está sendo aplicado na empresa. Designar o valor desse capital, onde ele será alocado enquanto estiver sem circulação na empresa, assim como entender melhor pormenores legais da aplicação de tal quantia, podem parecer questões complexas num primeiro olhar, mas temos certeza de que nossa equipe DadT  pode te ajudar.

Que tal conversar com um de nossos especialistas em contabilidade? Esperamos seu contato desde já, ok? Um grande abraço e até mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *