Contabilidade Digital no Mato Grosso do Sul

Qual o papel do contador no registro de marcas?

documento pertinente ao contador no registro de marcas

No Brasil o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Intelectual) é o órgão responsável pelo registro de marcas, e é lado a lado dele que o contador atua a fim de garantir a proteção da identidade, nome e propriedade intelectual do seu negócio.

O papel do contador no registro de marcas é seguir o protocolo legal de proteção do nome da empresa. Sem tal proteção, uma empresa sem marca registrada pode passar por processos árduos para batalhar contra falsificações de seus produtos, uso indevido do nome de sua marca e até perder o nome para outras empresas que registrem o nome antes.

O Registro de Marcas

Burocrático e demandando uma atenção bastante cuidadosa ao levantamento de dados e documentos, o processo de registro de marcas é um dos serviços prestados por contadores, tal qual os especialistas que você encontra aqui na Dadt.

Uma vez em contato com o contador, o serviço do registro de marca pode ser conduzido, garantindo maior credibilidade e confiança para sua empresa, já que essa será a única autorizada a utilizar não somente o nome do negócio, como também a Logo e assim por diante.

É papel do contador prestar atenção a fatores como o tipo de empresa que estamos diante de, já que MEIs e Cooperativas, por exemplo, possuem descontos perante o INPI no momento de registro de marcas.

Além desse fator, é necessário fazer uma vasta consulta a fim de saber se o nome escolhido pelo empreendedor está disponível, ou mesmo nomes extremamente semelhantes, atuantes no mesmo segmento da empresa a ser registrada.

Ao evitar registros que ferem a propriedade industrial, a contabilidade garante que a empresa não enfrentará problemas futuros, processos ou necessidade de pagar indenizações por conta de um deslize legal.


O papel do contador muito além do registro de marca

O registro de marca é considerado um dos passos do processo de abertura de uma empresa, mas também pode ser visto apenas como uma forma de fortalecer a identidade de uma empresa em atividade ou trazer uma nova roupagem para o negócio.

Independente do contexto, o papel do contador aqui é garantir que o processo do INPI foi seguido perfeitamente, evitando retrabalhos e possíveis prejuízos futuros, tais quais os que abordamos mais acima.

Além de auxiliar o seu negócio nesse elemento, profissionais especializados em contabilidade podem estar lado a lado de sua empresa em diversos outros momentos, como o de reenquadramento tributário, planejamento financeiro, assessoria contábil, abertura completa de um novo CNPJ, tudo isso seguindo os ditames legais.


A importância de uma pessoa especializada

Independente do serviço em questão, se registro de marcas ou reenquadramento tributário, a escolha de uma boa empresa para lhe oferecer consultoria contábil é essencial.

Por isso, nós aqui da DadT já nos deixamos disponíveis para aclarar quaisquer dúvidas que você possa ter a respeito de nossos serviços, nossa expertise e como poderíamos te ajudar.

Convidamos você também a uma visita ao nosso blog, onde existem diversos outros artigos tais quais esse aqui, que explicam diversos termos do mundo contábil e alguns dos serviços que conduzimos aqui na DadT.

Nos falamos brevemente, um grande abraço e até mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *