A Nova Reforma Tributária tem sido motivo de muitas pesquisas no Google. Afinal, com elas muitas mudanças estão vindo e podem impactar os negócios. No entanto, a grande maioria dos impactos são positivos.
Mas, como nem todo empreendedor sabe disso, preparamos um conteúdo especial que explica como, não só o consumidor como também as empresas vão se beneficiar das futuras mudanças. Para saber mais sobre o assunto basta continuar a leitura!
Principal mudança com a aprovação da Nova Reforma Tributária
De fato, a Nova Reforma Tributária vem para trazer muitas mudanças e facilitar o dia a dia das empresas em relação às suas obrigações no sistema tributário brasileiro. Afinal, ele não é simples, acaba sendo um dos mais complexos do mundo e por isso muitas empresas possuem restrições com a Receita Federal.
Vale ressaltar que a principal promessa ou objetivo da Reforma Tributária nada mais é do que trazer a simplificação de tributos pagos em produtos e serviços. Isso quer dizer que os 5 principais impostos ICMS, COFINS, PIS, ISS e IPS vão sofrer mudanças.
O que acontece é que é muito complexo entender a fundo o que está sendo pago de impostos, pois a interpretação da legislação tributária do Brasil é dificultosa.
Assim, entra como uma alternativa aos impostos citado anteriormente o CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) e IBS (Imposto sobre Bens e Serviços)
E o que muda com o IBS e CBS? Em geral, o CBS assim como o IBS prometem facilitar todos os processos empresariais. Ou seja, são mudanças que vão facilitar a vida dos empresários, assim como também a dos consumidores.
Principais aspectos da Nova Reforma Tributária
Um dos pontos é exclusão da cobrança de impostos sobre impostos, comum no sistema tributário brasileiro. Assim, com a reforma, essa cumulatividade será anulada e consequentemente haverá uma redução na carga tributária sobre empresa, comércio e consumidores.
Outra coisa é que a nova alíquota padrão eliminará cerca de 27 alíquotas diferentes de ICMS encontradas nos estados do Brasil. Afinal, para os empreendedores, a vantagem é imensa ao simplificar o cálculo da folha de impostos e facilita a gestão tributária da empresa. Além delas, principalmente para empresas que enfrentam distorções com a cobrança de tributos para produtos similares.
Por fim, a cobrança de impostos reduzidos também beneficiará alguns setores como de medicamentos e atividades culturais. Além deles, outros comércios com o de cestas básicas poderão receber isenção de impostos.
A reforma realmente pode beneficiar a sua empresa?
Claro, o principal objetivo dela é beneficiar as empresas, facilitar a cobrança de tributos e impostos. No entanto, é comum que muitos empreendedores não saibam como gerenciar esses tributos. Por isso, é de suma importância contar com contabilidade atualizada.
Fale agora mesmo com um dos nossos especialistas e saiba como podemos ajudar a sua empresa a se beneficiar das principais mudanças da Nova Reforma Tributária.
Contar com o apoio de profissionais especializados, experientes e sempre atualizados sobre as mudanças será um grande diferencial para o seu negócio.