Contabilidade Digital no Mato Grosso do Sul

Contabilidade rural. Por que ter uma?

Perceber a importância da Contabilidade Rural é o primeiro passo para avançar no negócio e conseguir gozar de todos os benefícios que esse serviço oferece ao agronegócio. Entenda mais neste artigo DadT.
Perceber a importância da Contabilidade Rural é o primeiro passo para avançar no negócio e conseguir gozar de todos os benefícios que esse serviço oferece ao agronegócio. Entenda mais neste artigo DadT.

A Contabilidade Rural não é um requisito para o funcionamento do agronegócio, mas certamente é um diferencial importante, trazendo diversos elementos competitivos e ajudando na rotina do empreendimento.

Quer seja sob o aspecto de gestão, ou mesmo o financeiro e econômico, a Contabilidade Rural é capaz de auxiliar a pessoa produtora.

Inevitáveis, as responsabilidades contábeis do negócio rural aparecem na rotina de atuação, e é exatamente nesse ponto que a Contabilidade Rural enquanto serviço pode aliviar as responsabilidades da gestão.

Entenda mais detalhes no presente artigo DadT. Se restarem dúvidas ao fim da leitura, não hesite em falar com os profissionais DadT.

Contabilidade Rural enquanto diferencial estratégico

Diferente do que se pensa num primeiro momento, a contabilidade rural não vem apenas para trazer concordância entre a propriedade rural e o Fisco.

Profissionais em contabilidade serão também capazes e responsáveis por realizar um enquadramento mais justo da atividade rural, reduzindo possivelmente impostos, por exemplo.

Por meio do acompanhamento e da assessoria contábil, também é possível ver diversos benefícios na gestão, já que uma atenção mais cuidadosa é dada a elementos como lucratividade, fluxo de caixa, entre outros indicadores de desempenho financeiro.

Quem se beneficia deste serviço?

Podem ser vistos benefícios da aplicação da Contabilidade Rural em uma série de recortes da produção agrícola e semelhantes atividades sob o julgo do Estado e do Fisco, a exemplo de:

  • Avicultura;
  • Suinocultura;
  • Piscicultura;
  • Exploração da Apicultura;
  • Extração e exploração vegetal;
  • Atividades agrícolas gerais;
  • Pecuária.

Focando agora especificamente na Contabilidade Rural, esta procurará entender as particularidades da região, como funciona o Mercado Local, a fim de aplicar os conceitos contábeis no Ciclo Operacional da Região Rural onde se atua.

O ciclo operacional impacta diretamente a contabilidade devido a ciclos de safras, estações, condições climáticas e interferências externas.



Compreendendo o ciclo financeiro, absorvendo a safra pelo mercado, e considerando períodos entre safras e custos associados, é possível planejar custos por unidade.

Obtenha o auxílio que sua propriedade precisa com a Contabilidade Rural da DadT

A DadT possui mais de 20 anos no mercado contábil, e possui um time de especialistas focados num único fim: encontrar as melhores soluções para o seu negócio agrícola. Quer oferecendo elementos voltados para a Contabilidade em MT, ou mesmo para a Gestão Financeira em MT.


A DadT promove serviços abrangentes para negócios agrícolas, incluindo inventário, precificação, controle de custos, despesas, registro de perdas e mais.

Aprofunde-se na especialidade DadT lendo artigos no blog da empresa. Entre em contato com os profissionais sem hesitação para obter mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *