Contabilidade Digital no Mato Grosso do Sul

Todos os tipos de agronegócio no Brasil

Entenda neste artigo DadT os tipos de Agronegócio.

Os tipos de agronegócio no Brasil podem ser elencados do ponto de vista de diversos elementos. Por exemplo, o segmento de atuação (a exemplo do café, álcool, pecuária ou grãos), tipo de produtor (pequenos e médios ou grandes), tipo de produção agrícola (como a permacultura, extensiva, intensiva, de precisão ou comercial) e assim por diante. 

Cada um dos tipos de agronegócio possui uma peculiaridade específica e demanda adaptação na forma de gerir o negócio. Portanto, a DadT focará em explicar melhor as divisões do agronegócio no que diz respeito aos setores. Entenda mais logo abaixo.

Os Tipos de Agronegócio no Brasil

O Agronegócio, muito além da agricultura, é um grande maquinário voltado para a extração de riquezas e completo controle dos produtos naturais, desde a produção de sementes até a distribuição para supermercados. Os três setores que configurariam tipos de agronegócio são:

  • Primário: Pessoas empresárias que se voltam para a produção rural, quer seja no recorte da agricultura ou da pecuária.
  • Secundário: Agroindústrias que processam a matéria prima produzida no setor da agricultura, assim como as indústrias fabricantes de insumos, que ajudam na produção inicial. Por isso, é nesse setor que se encaixam também os recortes de inteligência, desenvolvimento de novas técnicas, sementes e mais;
  • Terciário: Logística de transporte e distribuição, assim como venda de produtos agrícolas.

A divisão em 3 setores é mais resumida, mas há quem divida entre 5 setores: Insumos, Produção, Processamento e Transformação, Distribuição, e por fim, Serviços de Apoio. Assim, não é à toa que este é um dos setores econômicos que mais emprega pessoas no mundo. 

No Brasil, o Agronegócio possui fomento por parte do Estado, tendo algumas facilidades oferecidas para que a produção de alimentos se torne mais barata. Desse modo, gera-se um ciclo virtuoso de maior acessibilidade e segurança alimentar para a população.

A gestão contábil e os tipos de agronegócio

A Contabilidade do Agronegócio é uma das maneiras que existem de alavancar os negócios. Assim, garante-se maior lucratividade, estudo as flutuações do mercado e análise de que tudo que é oferecido pelo Estado, quer seja com relação a linhas de crédito ou redução de custos com tributos, e assim por diante.

Desse modo, a contabilidade para o agronegócio ainda tem por função paralela o auxílio na gestão financeira. Porém, precisa estar plenamente afinada com as peculiaridades existentes dentre os principais tipos de agronegócio.

Assim como qualquer ferramenta gerencial, o investimento na gestão contábil é uma aposta na qualidade e no futuro do negócio, no aumento da competitividade e na garantia de aproveitar as oportunidades que se apresentam perante a marca.

Converse com a DadT e saiba mais

Quer seja no setor Primário, Secundário ou Terciário, a Contabilidade é fundamental. Para o sucesso desse serviço, é necessário contar com profissionais especializados, e estes você encontra junto à DadT. Converse agora mesmo com as pessoas especialistas da marca e entenda melhor os serviços e como a equipe pode lhe auxiliar.

Não deixe de conferir também o blog da marca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *